Realidade Aumentada: Saiba mais…

O vídeo acima é um pequeno resumo sobre a Realidade Aumentada.

O que é Realidade Aumentada?

Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

A definição de Ronald Azuma sobre a Realidade Aumentada é a descrição melhor aceita. Ela ignora um subconjunto do objetivo inicial da RA, porém é entendida como uma representação de todo o domínio da RA: Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderia ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo. (fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada)

Em uma reportagem da coluna Conecte do Jornal da Globo, apresentou uma série de tecnologias interativas, ou seja, interatividade total entre ambiente virtual com ambiente real. Lá é possível fazer um teste muito legal sobre Realidade Aumentada. Para não estragar a surpresa, acesse o site g1.com.br/jornaldaglobo e procure a coluna conecte. É extremamente necessário que tenha uma webcam instalada em seu computador. Eu fiz o teste e fiquei impressionado!

 

Azuma define a Realidade Aumentada como um sistema que: – combina elementos virtuais com o ambiente real; – é interativa e tem processamento em tempo real; – é concebida em três dimensões.

Atualmente, esta definição é geralmente utilizada em algumas partes da literatura da pesquisa em RA (Azuma, 1997). Já existem vários sistemas de manipulação da Realidade Aumentada, disponiveis gratuitamente. Existem aplicações educacionais, jogos e aplicações de Realidade nas mais variadas áreas, como: bioengenharia, física, geologia.

Fonte: Blogalize Já!

Esse post foi publicado em Info e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s