Dez programas para instalar no pen drive

O pen drive não serve apenas para guardar arquivos de vídeos, fotos ou textos. o pequeno dispositivo é excelente para armazenar e rodar programas. Isso mesmo, programas.

Na web, o internauta encontra antivírus, suíte de escritório, navegador, editor de imagens, entre outros, para instalar no pen drive. Apesar de serem customizados, os aplicativos para o dispositivo têm as mesmas características da versão que é instalada no HD do micro. Portanto, se o programa original é estável, seguro e eficiente, a versão para pen drive também será.

O internauta ganha dois benefícios quando tem programas no pen drive. O primeiro é poder carregar o software que adora para onde quiser, como se ele fosse um arquivo comum. O segundo está no fato de poder rodar o programa que tanto gosta em qualquer micro – desde que seja compatível com o software portátil.

Abaixo, tem uma seleção de programas para o internauta rodar diretamente no pen drive.

VLC Media Player Portable 1.0: esse player de vídeo e de áudio encara os principais formatos disponíveis na internet, como DivX, XviD, MPEG-1, MPEG-2, AVI, MOV, WMV, Real, SVCD, Matroska, 3GP, FLV, Cinepak, FLAC, Ogg e muitos outros – sem necessitar da ajuda de nenhum codec adicional.  Entre os principais diferenciais do VLC, estão o suporte a arquivos de legendas e o conserto de vídeos AVI com partes corrompidas.

Firefox 3.5 Portable: nessa versão portátil, o popular browser da Mozilla mantém o suporte aos complementos (pequenos aplicativos que dão ao Firefox outras funções, como editor de textos e imagens, software de bate-papo e player de áudio, entre outros). A rapidez para carregar páginas web e a tradicional estabilidade do programa também estão presentes na versão para pen drive.

Thunderbird 2 Portable: desenvolvido pela empresa que criou o Firefox, esse aplicativo de e-mail é equipado com um filtro que colore as mensagens que o internauta recebe. Tem ainda ferramentas para a criação de backup e anti-spam. Recursos tradicionais como o suporte a várias caixas de e-mail e catálogo de endereços também estão presentes no Thunderbird portátil.

Gimp 2.6.6 Portable: construído com software aberto, o Gimp é um dos melhores software de edição de fotos e imagens do mercado. O melhor: é totalmente gratuito. Com ele, o internauta corrige os olhos vermelhos de algumas fotos e faz retoques avançados em imagens e gráficos. Na versão portátil, o programa mantém o suporte aos vários formatos de imagens (BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM). É uma ótima alternativa para quem não pode pagar por um Photoshop.

ClamWin Portable 0.95: para quem vive conectando o pen drive em computadores de outras pessoas ou de lan houses, esse antivírus portátil é item obrigatório. Ele permite ao internauta vasculhar, direto do dispositivo portátil, se o micro que está sendo utilizado está infectado por algum vírus. Como o original, o ClawWin Portable não faz atualizações da base de vírus automaticamente. Esse processo deve ser iniciado manualmente pelo internauta, por meio de um comando encontrado na interface do software.

Miranda IM Portable 0.8: esse software, para quem não conhece, é um mensageiro instantâneo alternativo. Construído com software livre, o Miranda é compatível com as redes do Windows Live Messenger (MSN), AIM e ICQ. Ou seja, os internautas podem acessar, do programa, os contatos dessas serviços de bate-papo virtual. Como no original, dá para gravar as conversas nessa edição portátil do programa.

7-zip Portable: eficiente compactador de arquivos, esse programa funciona com os formatos mais comuns de compactação, como o ZIP, o RAR e o ARJ, entre outros. Como os outros aplicativos do ramo, ele também tem um formato próprio, o 7Z, que promete comprimir os arquivos com 50% mais eficiência em relação ao tradicional formato ZIP.

OpenOffice 3.0.1 Portable: para quem precisa, constantemente, editar textos, planilhas, imagens e apresentações, é essencial ter no pen drive esse aplicativo. Com ele, o internauta abre e edita seus arquivos. O grande benefício desse programa, construído com código aberto, é o suporte aos documentos do Microsoft Office. Como o original, o OpenOffice 3.0.1 Portable já é compatível com documentos XML e o padrão aberto ODF.

Google Chrome Portable: um dos grandes atrativos desse navegador é sua rapidez. Mesmo com diversas janelas abertas, ele consegue responder rapidamente aos controles do internauta. Essa característica faz do Google Chrome o navegador ideal para quem tem um computador velhinho, com pouca memória, processador lento e quase nenhum espaço no disco.

PortableApps Suite Standard 1.5: um “escritório de bolso” é uma boa analogia para definir esse software. Ele instala no pen drive programas para ler arquivos PDF, editor textos, planilhas e imagens e player de vídeo e áudio. Além disso, instala também uma agenda e um gerenciador de senhas, entre outros aplicativos. Por ser um pacotão de programas, o PortableApps Suite Standard 1.5 é indicado para dispositivos com mais de 2 GB de memória.

Internauta, na sua opinião, qual aplicativo para pen drive legal (e, claro, útil) falta nesta lista? Deixe a resposta na parte de comentários.

 

Fonte: Info


Esse post foi publicado em Info e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dez programas para instalar no pen drive

  1. mario jose castelo branco disse:

    gostaria de receber noticias ou informações deste site. obrigado

  2. Joaquim Gomes disse:

    Ao instalar um programa simples, ou até com alguma complexidade, o mesmo pode tornar-se automaticamente portátil, desde que não exija um registo no processo de instalação. Basta aceder a pasta que contém os arquivos, geralmente localizada em “Programas” e copiá-la para o seu pendrive. E clicando no arquivo .exe respectivo, o programa é executado normalmente.
    Para programas que exigem um registo ou os de uso temporário “trial”, o processo de os tornar portáteis é praticamente impossível, isto é, já existem alguns, mas quem de facto necessita deles e os usa profissionalmente, é tempo perdido. Exemplos: AutoCAD, CorelDraw, FreeHand, VisualStudio, etc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s