Mercado de TI cresceu em 2009, segundo IDC

Pesquisa da IDC revela que o mercado de serviços de TI no Brasil cresceu 4,1% no primeiro semestre de 2009, em relação ao mesmo período de 2009.

O destaque no período estudado foi o crescimento das vendas de serviços de outsourcing, especialmente de infraestrutura. O outsourcing representa mais de um terço das receitas totais do mercado de serviços e cresceu mais de 10% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.

Serviços da área de educação e treinamento, consultoria e de projetos de integração de sistemas – exceto virtualização e consolidação de servidores e storage – foram afetados pela crise nesse período.

Segundo o estudo da IDC, os segumentos que tiveram mais demanda por serviços de TI foram Comércio, Utilities, Saúde e Seguros. Os setores de Finanças, Governo e Telecomunicações mantiveram seus investimentos. Empresas da área de manufatura, mineiração e siderurgia, afetadas pela crise, reduziram seus investimentos em TI durante o primeiro semestre de 2009.

No relatório, a IDC percebe que as grandes empresas estão dando importância à implementação de sistemas que aprimorem a visibilidade, o monitoramento e análise dos processos e resultados das companhias. Por isso, as tendências de 2010 são os serviços de outsourcing de TI, upgrade de ERP e BI, integração de sistemas e bases de dados e consultorias para implementação de governança de TI. Serviços de computação em nuvem vão amadurecer no ano que vem e terão maior demanda, por conta da maior procura por espaço em datacenter, segundo a IDC.

O relatório da IDC faz parte do estudo IDC IDC Brazil IT Services Tracker, realizado com base informações obtidas com executivos de mais de 80 das maiores empresas prestadoras de serviços de TI no país, que respondem por mais de 75% da receita total deste mercado.

Fonte: Info

Esse post foi publicado em Info e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s