Intel lança chips de 32 nanômetros e demonstra loja em feira de Las Vegas!

A Intel lançou uma série de novos processadores para computadores, em meio à busca da companhia para manter sua posição dominante no mercado e expectativas de aumento da demanda.

Os novos microprocessadores, desenvolvidos para desktops e notebooks, são os primeiros de uma nova geração de chips com transistores menores que, segundo a Intel, vão melhorar o desempenho e diminuir o consumo de energia.

O lançamento da Intel veio antes de sua principal rival, a Advanced Micro Devices (AMD), que só deve lançar uma linha nova de chips com esses circuitos menores, de 32 nanômetros, até 2011 –o nanômetro equivale a um milionésimo de milímetro.

“É importante porque são seus primeiros produtos de 32 nanômetros, mas se olharmos o que estão lançando em termos de notebooks e desktops, veremos que eles já têm uma vantagem sobre a AMD”, disse o analista da Real World Technologies, David Kanter.

O presidente da Intel, Paul Otellini, afirmou durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, que a companhia espera capitalizar sobre um mundo hiperconectado formado por produtos de todos os tipos. “Todo aparelho eletrônico vai eventualmente se conectar à internet”, afirmou o executivo na feira.

Loja

Otellini também revelou uma versão de teste de uma loja de aplicativos da Intel voltada a netbooks, a Intel AppUp Center. Programas de uma série de categorias podem ser baixados de graça ou comprados pelo site da fabricante de chips e a companhia planeja expandir a loja para outros produtos como PCs, smartphones e TVs.

A Intel, maior fabricante de chips do mundo, teve uma participação de mercado de 81,5% no setor de microprocessadores no terceiro trimestre, segundo o grupo de estudos Mercury Research. Já a AMD teve 17,8% de participação.

O lançamento de novos processadores segue o lançamento do novo sistema operacional Windows 7, o que, executivos da Intel esperam, levará consumidores e empresas a substituírem seus computadores antigos por novos, mais potentes.

A fabricante de chips deve divulgar seus resultados para o quarto trimestre de 2009 na semana que vem. Analistas esperam um aumento de 23% na receita em relação a um ano antes, para cerca de US$ 10,2 bilhões, fechando bem um ano que começou com uma queda de 26% no primeiro trimestre em meio à crise econômica.

Fonte: Folha

Esse post foi publicado em Info e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s