Entendendo de JavaScript (Básico) – Parte 1

É isso ai galera, bom ja venho dizer que esse post vai ser meio longo e talvez dependendo de quem estiver lendo pode ficar um pouco chato, então tenham calma e prestem bem atenção que garanto que isso servirá muito na area de vocês.

Princípios Básicos do JavaScript

Se você sabe como utilizar HTML para criar um documento da Web , então sabe que utiliza-se tags de HTML para descrever como quer que seu documento e o navegador obedeçam a seus comandos e mostrem o documento formatado para o usuário.

Como o HTML não é uma linguagem de marcação de texto simples , ela não pode responder para o usuários , tomar decisão , nem autoriza tarefas repetitivas. Tarefas interativas como essas exigem uma linguagem mais complexa , uma linguagem de programação , no nosso caso JavaScript.

Algumas linguagens de programação para web são muito complexas , mas as linguagens de script são geralmente simples , por possuir uma sintaxes fácil de aprender, além de permitirem combinar script com HTML para criar páginas da Web interativas. Outra facilidade do JavaScript é que ela é uma linguagem interpretada ou seja o navegador executa cada linha de script como as recebes , por isso é importante saber que o JavaScript são sensíveis ao tipo de letra em sua sintaxe. Portanto, é necessário que seja obedecida a forma de escrever os comandos, caso ao contrario o JavaScript interpretará, o que seria um comando, como sendo o nome de uma variável, mas não precisam se preocupar esses comandos serem apresentados ao longo dos tutoriais.Isso é o que difere JavaScript de outras linguagens de programação que devem ser compiladas ou traduzidas em código de máquina , antes de serem executadas.

Introduzindo JavaScript

O Javascript foi desenvolvida pela Netscape Communications , os criadores do navegador Netscape Navigator , e se trata da primeira linguagem de script da web a ser introduzida e ,é a mais popular, por ser quase tão fácil como o HTML. Logo abaixo tem algumas coisas que você pode fazer com o JavaScript :

  • Você pode adicionar mensagens que rolam na tela ou alterar as mensagens na linha de status do navegador.
  • Validar os conteúdos de um formulário e fazer cálculos.
  • Exibir mensagens para o usuário, tanto como parte de um pagina da Web como em caixas de alertas.
  • Fazer animações de imagens ou criar imagens que mudam quando você move o mouse sobre elas.
  • Detectar o navegador em utilização e exibir conteúdo diferente para navegadores diferentes.
  • Detectar plug-ins instalados e notificar o usuário se um plug-ins foi exigido

Como você deve saber HTML é uma linguagem que você utiliza para criar documentos da Web. Para refrescar sua memória , o exemplo abaixo mostra um documento da Web pequeno e simples.

Exemplo 1: Neste exemplo vou mostrar um documento de html simples.

<HTML>

<HEAD>

<TITLE> Minha primeira Pagina </TITLE>

</HEAD>

<BODY>

<H1> Alô Mundo </H1>

<P> Bem vindo a minha página , mas infelizmente ainda estamos em construção </p>

</BODY>

</HTML >

Neste exemplo possui um cabeçalho dentro de uma tags <HEAD> e do corpo da página dentro das tags <BODY>. Para adicionar JavaScript em uma página , você utilizará uma tag semelhante :<SCRIPT>.

A tag <SCRIPT> diz ao navegador para começar tratando o texto como um script e a tag <SCRIPT> retorna á HTML normal. Na maioria dos casos , você não pode utilizar instruções JavaScript exceto dentro de tags <SCRIPT>. A exceção são os handlers de eventos , que serão descritos aqui.

Alternativa ao Java Script

JavaScript não é a única linguagem utilizada na Web. A seguir vou apresentar algumas linguagens utilizadas na Web e suas vantagens.

VBScript

VBScript , as vezes conhecido como Visual Basic Scripting Edition , é a resposta da Microsoft para JavaScript. Assim como a sintaxes do JavaScript é baseada no Java, a sintaxe no Visual basic que é uma linguagem de programação.

Como o Java Script , O VBScript é uma linguagem simples e você pode incluir instruções VBScript dentro de um documento HTML. Em um script de VBScript , você pode utilizar a tag < SCRIPT LANGUAGE =”VBScript”>.

O VBScript pode fazer muitas coisas que o JavaScript faz e ate parecer similar em alguns casos. Isso tem duas ventagens no princiopio: Para os já conhecem o Visual Basic , pode se mais fácil aprender VBScript do que JavaScript; outra vantagem é que o VBScript é integrado ao padrão Microsoft ActiveX para aplicativos embutidos na Web.

A desvantagem do VBScript é que ele é suportando apenas pelo Internet Explore, já o JavaScript é suportado tanto pelo Netscape como pelo Internet Explore e alem de ser muma linguagem mais popular e você pode vê-la em utilização por toda Web.

CGI

CGI ( Common Gateway Interface ) não é realmente uma linguagem , mas uma especificação que permite aos programas executar em servidores da a Web. Os programas de GI podem ser escritos em um numero de linguagens , incluindo C e Visual Basic.

Os programas de GI são amplamente utilizados na Web. Por exemplo , se você já digitou uma informação num formulário e pressionou o botão para enviá-las para um site da Web , é muito provável que os dados , tenham sido enviados para um aplicativo de CGI.

A principal diferença entre o CGI e o JavaScript é que o CGI executa no servidor , enquando aplicativos JavaScript executa no cliente ou seja no navegador web. A principal desvantagem de CGI é que , como os dados devem ser enviados para o servidor Web e retornados , o tempo de resposta pode ser lento. Por outro lado o CGI pode ler um arquivo no servidor , coisa que o JavaScript não faz. O JavaScript apenas manipulas as informações , ele não armazena dados.Entretanto existe uma versao de JavaScript no lado do servidor que não tem essas limitações.

Active X

ActiveX é uma especificação desenvolvida pela Microsoft que permite aos programas Windows comuns executar dentro de uma pagina da Web, os programas ActiveX podem se escritos em linguagem como Visual Basic, Visual C++.

Aplicativos ActiveX podem que também são denominados controles , são descarregados e executados pelo navegador da Web, como miniaplicativos Java. A diferença é que os controles podem ser instalados permanentemente quando são descarregados , eliminando a necessitade de descarrega-los novamente e isso não acontece com o Java.

A principal vantagem do ActiveX é que ele pode fazer quase qualquer coisa , mas isso também pode ser uma desvantagem , porque vários programadores já utilizaram ActiveX para trazer novas capacidades às paginas da Web , como “pagina da Web que desliga seu computador”e “pagina da Web que formata sua unidade de disco”.

Felizmente , o ActiveX inclui um recurso de assinatura que identifica a fonte do controle e impede que os controles sejam modificados. Embora isso não impeça que um controle danifique seu sistema, você pode especificar as fontes de controles em que você confia.

O ActiveX tem duas desvantagns siginificativas , primeiro , ele não é tão fácil de programar como uma linguagem de script ou Java. Segundo , o ActiveX é proprietário: funciona somente no Internet Explore e apenas plataformas Windows.

Nota: Junto com VBScript , os aplicativos JavaScript podem ser utilizados para trabalhar com controles ActiveX no Internet Explore. Isso permite personalizar um controle descarregando sem ter que de compilar sua própria versão.

Aqui foi mostrado  o que é JavaScript.Tabém mostrei como inserir um script em um documento HTML.

Fonte: Internet+conhecimentos próprios!

Até a próxima.

Mc Info – Ligado nas Novidades

Esse post foi publicado em Info, Tutorial e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Entendendo de JavaScript (Básico) – Parte 1

  1. Pingback: Entendendo-de-JavaScript-Parte-1. : Sysmaya

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s