Pintando o 7, escolha as melhores cores para seu site/blog!

Estamos de volta, vamos falar um pouco sobre cores, isso mesmo cores.

Quantas vezes vocês entraram em algum site e  “BUM”  vem aquelas cores berrantes que lhe atrapalham e você acaba nem conseguindo ler nada, ou quando colocam a cor do texto parecida com a cor do fundo?

Então vamos falar das cores, fique ligado e não embaralhe a visão de ninguém!

Cuidar das cores de um site não é somente uma questão de estética ou usabilidade. As cores exercem influência psicológica sobre nós, por isso devemos prestar muita atenção a esse elemento do design.

Aplicadas corretamente, as cores têm o poder de “guiar” o usuário através do site, segundo o grau de importância que o designer determina para cada elemento. Misturar muitas cores fará o usuário se sentir perdido, sem saber para onde deve prestar atenção primeiro.

Também quando determinamos uma identidade visual, as cores nos ajudam a agrupas elementos que têm alguma relação entre si.

Claro que cada pessoa tem sua interpretação pessoal sobre essa ou aquela cor, proveniente de experiências e lembranças anteriores. Além disso, valores culturais também influenciam o efeito que cada cor tem sobre nós, sem contar as tendências de moda (atualmente, por exemplo, o cinza é o “novo preto”). Mas de maneira geral, a maioria delas carrega os mesmos significados. Por exemplo, você já deve ter ouvido dizer que as cores amarela e vermelha do logotipo do McDonalds sugerem, respectivamente, ansiedade e fome, fazendo com que a pessoa coma mais e mais rápido.

Abaixo estão alguns dos significados para as cores mais comuns:

Branco sugere pureza, simplifidade, luz, paz, higiene.
Quanto combinado com o azul, dá a sensação de frescor e limpeza.
Remete a casamentos e hospitais.
Preto remete ao pessimismo, morte, tristeza, dor, mistério, seriedade.
Porém, quando brilhante dá a sensação de nobreza, elegância.
Já quando combinado com outras cores, pode ficar alegre.
Cinza tédio, tristeza, velhice, passado, chuva, pó.
Sugere a indecisão e a ausência de energia.
Vermelho sugere sol, fogo, guerra, atenção, perigo, conquista, coragem, agitação, emoção, paixão, agressividade.
É uma cor quente, que impõe-se sem discrição. Quando tende ao laranja, sugere competição, dominação, excitabilidade. É indicada para anúncios que indicam calor e energia.
Laranja remete à expansão, irradiação, outono, aurora, senso de humor, prazer, euforia.
É uma cor acolhedora, íntima. Na publicidade, tem os mesmos resultados do vermelho, porém de forma moderada.
Amarelo é a cor da luminosidade. É radiante, feliz, vibrante, viva, que sugere flores, verão, calor do sol, conforto, esperança. Também pode remeter a angústia, egoísmo, ciúmes, inveja.
Verde remete à natureza, verduras, liberdade, à esperança. Também sugere frescor, umidade, adolescência e pode desencadear paixões. Por ser uma cor repousante, é muito utilizada em hospitais atualmente, para gerar bem-estar e repouso.
Azul provoca uma sensação de calma, frescor e higiene. Também remete ao frio, ao céu, mar, tranquilidade, paz, infinito, confiança, afeto, amizade, verdade. É a cor da maturidade, da intelectualidade e da confiança, por isso é preferida por muitos adultos. Com o preto, causa sensação de antipatia, por isso deve ser evitado na publicidade.
Roxo sugere a espititualidade, por isso nos remete à igreja, misticismo, delicadeza. Também sugere calma, justiça, noite, mistério, fantasia, egoísmo.
Assim como o preto, também remete à nobreza e ao poder. Quando tente ao violeta, tem efeito calmante, sonífero. Quando tende ao púrpura, cria a sensação de dignidade, estima. Por ser uma cor que entristece, não é indicada na publicidade.
Rosa é de pouca vitalidade, e sugere feminilidade e afeição na nossa cultura. É uma cor íntima, doce, romântica.
Marrom dá a sensação de cordialidade, segurança, solidez, outono, terra, chocolate, densidade, madeira, lama, doença, pesar, desconforto. Não é uma cor recomendável em publicidade.

É importante lembrar que a fidelidade de cores não é garantida na web. Isso porque a maneira como o site, e consequentemente a cor, será mostrado na tela do usuário depende de vários fatores, como contraste, resolução, tipo de monitor, etc.

Então fique ligado nas cores que você vai usar em seu site, não coloque nada que dificulte a leitura ou mesmo canse muito os olhos de quem esta lendo.

Um forte abraço e até o próximo post!

Fonte: Internet.

Mc Info – Ligado nas Novidades!

Esse post foi publicado em Info e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pintando o 7, escolha as melhores cores para seu site/blog!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s