15 respostas sobre o Google TV!!

Desde que foi anunciada na conferência para desenvolvedores (I/O) ontem, em San Francisco, nos Estados Unidos, a Google TV derrubou queixos e levantou muitas interrogações sobre as cabeças de empresas e consumidores.

Com lançamento marcado para meados de setembro deste ano no mercado americano, a ferramenta é vista, ao mesmo tempo, como uma revolução no modo de consumo e como uma aposta incerta da companhia de Mountain View.

Tanta incerteza é justificável pelos diversos parceiros envolvidos (Sony, Logitech, Intel e BestBuy na linha de frente) e as muitas possibilidades de desenvolvimento numa plataforma que une dois dos mercados mais cobiçados do mundo: a TV, onde se aplica os maiores gastos publicitários, e na internet, a grande jóia das novas mídias.

Tendo em vista os consumidores brasileiros, INFO Online fez uma seleção de perguntas e respostas. Confira:

1. O que é Google TV exatamente?

 

Google TV é a tecnologia que pretende levar a internet e todos os seus serviços para os televisores. Com ela instalada, surge uma barra de busca rápida dentro da TV que permite o usuário procurar e escolher o que gostaria de assistir no momento em que desejar, seja via YouTube ou por meio do que uma emissora disponibiliza, por exemplo. Ademais, o telespectador também poderá instalar alguns aplicativos da web – como um gerenciador de Twitter ou um widget de previsões do tempo – que poderão ser usados ao mesmo tempo em que se busca ou assiste aos conteúdos.

2 – Como funcionará?

 

A tecnologia pode vir embutida em televisores, como acontecerá inicialmente com alguns modelos da Sony. Fora isso, há algumas caixinhas com o poder de levar todos os recursos para a TV, as set-top boxes, vendidas separadamente e com conectividade HDMI. A tendência, todavia, é que mais aparelhos saiam de fábrica com a Google TV, de acordo com alguns executivos da Sony, que sinalizaram que PlayStation 3 e outros aparelhos de Blu-ray da marca devem adotar a “TV do Google”. Com o hardware instalado, basta se conectar a internet.

3- E se minha conexão for ruim?

 

O Google diz que não precisa ter uma conexão ultra-rápida para usar a internet na TV. De qualquer forma, explicam que o serviço possui melhor rendimento com conexões acima de 3MB/s.

4- Como é o controle remoto?

 

Na demonstração do Google TV, os desenvolvedores usaram um teclado e um mouse, mas as possibilidades de controlar a ferramenta são muitas. Se o usuário tiver um smartphone com Android, melhor ainda, pois este vira um dispositivo capaz de ativar os comandos por voz e ainda tem a possibilidade de ganhar uma série de outros recursos, visto que o Google vai liberar o kit para os desenvolvedores criarem seus próprios aplicativos de controle remoto num futuro próximo.

5 – Venderá no Brasil?

 

Na apresentação do produto, Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, afirmou que a tecnologia passará a ser comercializada internacionalmente a partir de 2011 com algumas táticas agressivas. As empresas envolvidas não confirmam, mas a tendência é que produtos com Google TV sejam vendidos por aqui ano que vem, sim. O projeto é ambicioso e o mercado de telespectadores no Brasil é bem considerável para ser desperdiçado. Resta saber como funcionará o sistema de pagamento por conteúdo no Brasil, isto é, se haverá bons acordos com emissoras locais e, ainda, se os preços serão coerentes com a realidade daqui.

6- E sobre os preços?

 

Nenhuma das empresas envolvidas comentou sobre o preço dos televisores e das set-top boxes. A única certeza é que, uma vez instalado, todo o serviço é gratuito. Na hora de assistir aos conteúdos, porém, é bem provável que o usuário tenha que pagar por programas exclusivos.

7- Quem são as empresas envolvidas no lançamento?

 

Por enquanto, são quatro as principais: Intel entra com o processamento (Intel Atom CE4100), Logitech com a fabricação das set-top boxes, Sony faz as televisões com a tecnologia embutida e Best Buy comercializa o produto com exclusividade pela internet. A rede de televisão DISH Network e Adobe também estão presentes nas parcerias e seus representantes até subiram no palco ontem.

8- O que o Google ganha com isso?

 

Você já deve ter notado que o Google ganha rios de dinheiro com publicidade pela internet, certo? Bom, talvez eles queiram mais, muito mais, pois, com a Google TV, a empresa entra em um mercado de telespectadores composto por 4 bilhões de pessoas, com publicidade equivalente a US$ 70 bilhões anuais.

9- Que tecnologias o Google usa?

 

Em linhas gerais, são três componentes: Android (a partir da versão 2.1), o browser Chrome e Flash 10.1.

10 – O Google TV vai interferir com o sintonizador da TV a cabo?

 

Não. Em essência, serve apenas como um complemento para facilitar a busca de programas na TV a cabo. O decodificador funciona sem alterações.

11 – O software da Google TV possui código aberto?

 

Sim, e isso significa que programadores e fabricantes de televisões poderão desenvolver aplicativos e criar novas funções para o serviço.

12- Como instalo os aplicativos?

 

Basta se conectar na internet e buscar pelo Android Market, igual os usuários do SO móvel já fazem por smartphones. Tudo que você usa hoje poderá ser usado lá.

13 – Só dá para assistir conteúdos para internet e sob demanda?

 

Você estará assistindo conteúdos em uma TV normal, nunca se esqueça disso. A busca e todos os aplicativos são itens adicionais, que devem ser acionados pelo seu controle remoto. Para desativar a barra de pesquisa, basta acionar um comando.

14- É igual uma Apple TV?

 

Não. Promete ser mais completa.

15. Mas não deixa de ser uma tecnologia que o Google usa para rivalizar com a Apple, certo?

 

Talvez essa sarcástica frase jogada por Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, durante a apresentação do produto, responda: “É muito bom trabalhar com a Adobe.

Fonte: Info

Mc Info: Ligado nas Novidades

Esse post foi publicado em Info, tecnologia e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s