Facebook faz primeiro teste com drone para prover internet

Drone: Mark Zuckerberg: teste do protótipo, batizado de "Aquila", foi realizado no Reino Unido

Drone: Mark Zuckerberg: teste do protótipo, batizado de “Aquila”, foi realizado no Reino Unido

 

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira o sucesso do primeiro voo-teste de um drone solar construído para facilitar o acesso à Internet em áreas remotas.

O teste do protótipo, batizado de “Aquila”, foi realizado no Reino Unido.

“Dispositivos como este ajudarão a conectar o mundo todo, pois atende a um custo acessível 10% da população mundial que vive em comunidades isoladas, sem infraestrutura de Internet existente”, argumentou Zuckerberg em uma mensagem em sua conta pessoal do Facebook.

A rede social reflete sobre formas de levar a Internet para pessoas que não têm acesso, especialmente em áreas subdesenvolvidas, como parte da iniciativa internet.org, da qual outros grupos de tecnologia participam.

Zuckerberg apontou várias hipóteses para “conectar o mundo a partir do céu” e considerou como um ponto-chave na investigação a possível utilização de uma frota de drones como “antenas” Internet.

“A ideia é manter-se em cima de uma área por vários meses, e transmitir o serviço de Internet”, explicou o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, nesta quinta-feira, durante o segundo dia de uma conferência para desenvolvedores de aplicativos organizada pela rede social em San Francisco.

O drone Aquila, alimentado por energia solar, tem um tamanho maior do que um Boeing 737 e pesa um pouco menos do que um carro. Ele pode ficar no ar por vários meses, a uma altitude de 18.000 metros, explicou Schroepfer.

O gigante da Internet Google está promovendo um projeto semelhante, chamado “Loon”, para o qual ele já realizou testes com balões.

 

Fonte: Exame

Esse post foi publicado em Info e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s